Relatos de Viajantes 4x4

Cachoeiras, nascentes e cavernas de Goiás - Centro Oeste,

Saída dia 5 de Julho, chegada em casa dia 22 de Julhode 2012.

Resumo dos 16 dias de viagem por Goiás.

Deslocamento total, ida e volta = 2400 km.

Passeio = 1400 km (a maior parte off-road com algumas trilhas).

Cachoeiras = 20 diferentes

Banhos de rio = 3 (com direito a repetições)

Nascentes = 2

Cavernas = 1 (a mais bonita do Terra Ronca, São Mateus)

Acampamentos em campings = 5 noites, sendo uma em uma praia de areias brancas em frente a uma cachoeira. Todos com um local ao lado para dar um mergulho.

Hóteis - 2 (ida e volta, Uberlândia e Catalão) mais um em Niquelândia e um em Iaciara (esse cobrava R$ 30,00 por pessoa com um bom café da manhã e ar-condicionado).

Hospedagem na casa de amigo = 3 noites.

Pousadas - 5 noites, sendo três na Aldeia Cayana em Cavalcante e duas na Pousada São Mateus no Terra Ronca. Ambas banhadas por rios transparentes onde se pode nadar.

Comida caipira = Fazenda Mirante, Dona Maria e nos Kalungas. Não dava para comer um prato só, tinha que repetir até sentir a barriga estourando de cheia.

 

A idéia original dessa viagem era andar de forma bastante tranquila e relaxada entre Pirenópolis e a região em torno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, buscando as cachoeiras, os rios e chegando às cavernas do Terra Ronca. Tudo isso no estado de Goiás. 


Autor Marco Aurelio De Paoli
Jalapão 2012 - Norte, Centro Oeste,

Aqui, um breve relato de uma viagem de Goiânia a Ponte Alta  -  viajando pela BR-153 na maior parte do percurso  -  e de Ponte Alta a Mateiros, pela TO-255.

Nos primeiros dias, camping selvagem às margens do rio Novo.   Isto ainda é possível naqueles rincões do Brasil!


Autor Alfonse Leite
Jalapão - Julho/2011 - Norte, Centro Oeste,

Relato de viagem realizada em Julho de 2011, tendo como destino principal o Jalapão e arredores. Exploramos também o extremo norte do estado de Goiás, região de belíssimas paisagens e alguns povoados Kalungas.

 


Autor Jeison Krauspenhar
Costa Rica-MS, Parque Nacional das Emas e Cachoeiras de Caiapônia e Piranhas - Centro Oeste,

     Desta vez, os destinos escolhidos foram a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul; o Parque Nacional da Emas e algumas das muitas cachoeiras entre as cidades de Caiapônia e Piranhas, ambas em Goyaz.

     O tracklog anexado ao relato retrata o caminho percorrido em toda a expedição, partindo de Goiânia, Campinas e São Paulo.

     O relato da viagem, escrito pelos partícipes, encontra-se a seguir.

     Boa viagem!


Autor Alfonse Leite
Cachoeiras de Piranhas e Caiapônia - tracklog e waypoints - Centro Oeste,

Na região do mato grosso goiano, entre as cidades de Piranhas e Caiapônia (no sentido leste-oeste), temos dezenas de belas cachoeiras.  

E num exemplo da riqueza e diversidade do cerrado, este nos mostra o que tem de mata tropical, nesta imensidão que é o Brasil Central, onde se entende bem a expressão "Brasilzão véio sem porteira"  -  apesar destas serem muitas!

Tracklog do roteiro Goiânia-Piranhas-Caiapônia, anexado.


Autor Alfonse Leite
Jalapão - tracklog e waypoints - Norte, Centro Oeste,

Aqui, o tracklog de "Jalapão 2010 - Expedição Raul Caramaschi", feita em julho de 2010 repetindo o roteiro original do "Projeto Jalapão", de 99.

Todo o tracklog se refere às estradas de terra da região, contemplando a volta completa pelo "deserto", pelas TO-030 e TO-255 e não apenas a parte baixa (TO-255) e suas atrações próximas.

Saímos de Palmas rumo a Novo Acordo, São Félix, Mateiros e concluímos a expedição em Ponte Alta, seguindo até a Chapada da Natividade por estradas de terra.   Este é o tracklog.

Os waypoints foram marcados por este escriba na última viagem e pelo Marco-Aurélio De Paoli em 2001.

 

Alfonse Leite, de Goyaz


Autor Alfonse Leite
1
2



© 2009 - 2017 Viajantes 4x4 , Todos os Direitos Reservados